Agende sua consulta. Atendimento particular e planos de saúde.
Telefone: (11) 5685-0303 Whatsapp: (11) 96190-7300
Telefone: (11) 5685-0303 Whatsapp: (11) 96190-7300
Agende sua consulta. Atendimento particular e planos de saúde.
Telefone: (11) 5685-0303 Whatsapp: (11) 96190-7300
Odontogeriatria é uma especialidade odontológica com a qual o cirurgião-dentista estuda fenômenos bucais decorrentes do envelhecimento, prevê doenças e trata disfunções orofaciais em pessoas idosas. Dessa forma, o profissional com essa especialização pode:
Reconhecida desde o início do século, a área está em fase de desenvolvimento e tem uma alta demanda nos consultórios. A odontogeriatria é bastante importante no país, onde a maior parte das pessoas com 60 anos de idade é desprovida de dentes e 92% têm doença periodontal, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.
Evita problemas bucais;
No consultório, o especialista consegue evitar problemas bucais que se agravam com o passar do tempo. Pessoas com mais de 60 anos, especialmente, costumam ter mais problemas na raiz dos dentes, desenvolver cáries, sensibilidade dental e boca seca.
Enfermidades preexistentes, como problemas cardíacos, diabetes e câncer, podem por outro lado desencadear disfunções orais. Investir em uma área que conhece profundamente os danos bucais em idosos pode controlar e evitar tais problemas.
Eleva a autoestima;
A odontogeriatria está bastante ligada ao sorriso harmônico, uma vez que um planejamento multidisciplinar (com profissionais de outras áreas da ciência odontológica, como o implantodontia e o ortodontia) consegue recuperar a dentição e melhorar a estética e o funcionamento bucais. O principal efeito social é a melhora da autoestima.
Proporciona mais qualidade de vida;
Quem não quer envelhecer com mais qualidade de vida? A resposta parece óbvia, mas ainda há muita gente que não cuida o suficiente dos elementos dentários, adquirindo doenças como a periodontal, a gengivite e a xerostomia (ligada à baixa produção de saliva nas glândulas salivares).
Para reverter o problema, no entanto, a odontogeriatria reúne profissionais capacitados, os quais proporcionam melhoras à saúde dos idosos, uma vez que disfunções orais são controladas e problemas em decorrência disso, evitados.
Preserva os elementos dentários;
A falta de cuidados com a saúde oral e da manutenção clínica leva ao desgaste dos elementos dentários. Ainda que o paciente tenha deixado de lado os cuidados necessários para manter o órgão em pleno funcionamento, a odontogeriatria consegue diagnosticar e tratar disfunções muito correntes na terceira idade.
Este site usa cookies. Ao continuar a usando-o, você estará concordando com nosso uso de cookies.